Cultura

Tire suas dúvidas sobre o processo!

O QUE É O RECRUTA?
O Recruta é um programa de trainee?

Não somos um programa de trainee, mas sim um programa de talentos! A principal diferença é que oferecemos vagas para todos os níveis de experiência, independente de idade, curso, localidade ou qualquer pré-requisito. Aqui, nosso principal objetivo é te conhecer como pessoa e entender se o seu jeito é parecido com o nosso, olhando muito além do seu currículo. Por isso, será um prazer ter você no nosso processo!

O que é um Recruta? Um cargo?

Não, ser Recruta não é um cargo. Ser Recruta (ou seja, uma pessoa aprovada no nosso processo seletivo do Recruta Stone) é um símbolo de que você terá um incentivo ao seu desenvolvimento. Na prática, cada Recruta recebe um desafio de alto impacto na companhia e passará por experiências únicas de transformação - terá uma passagem por outras áreas, conhecerá os principais líderes da companhia e fará parte de uma comunidade de desenvolvimento, com encontros mensais visando a educação. Mas, assim como qualquer outra pessoa da nossa companhia, um Recruta tem a autonomia para ditar o ritmo do seu desenvolvimento e os desafios que terá. Não se trata de um cargo específico, pois ele pode trabalhar em qualquer área da companhia.

Quais são os pré-requisitos do Recruta? Quem pode participar?

Todo mundo pode participar! Sim, todo mundo mesmo! Afinal, ser um Recruta não exige pré-requisitos. Estamos mais preocupados em te conhecer como pessoa e entender se o seu jeito é parecido com o nosso. Então, independente da sua idade, qual curso fez na faculdade, há quanto tempo está formado, ou até mesmo se você não tem Ensino Superior, pode ficar tranquilo(a), porque você pode participar. Além disso, a primeira etapa de seleção do processo também é feita totalmente às cegas, reforçando nosso compromisso em evitar qualquer tipo de viés.

O Recruta é todo o RH da Stone Co.?

Não. O Recruta Stone é apenas uma das diversas portas de entrada que temos na companhia. Para conferir quais áreas da companhia estão contratando e quais as vagas disponíveis, é só acessar o Jornada Stone, nossa página de carreira!

COMO PARTICIPAR?

Posso mandar o meu currículo para o Recruta?

O currículo é solicitado apenas durante a etapa de Cadastro Completo do Recruta, então não precisa se preocupar em enviar pra gente por email antes disso! Você terá a oportunidade de fazer o upload diretamente na plataforma. Caso tenha interesse em enviar seu currículo para outras vagas da companhia, não deixe de acessar o Jornada Stone. Nós não aceitamos currículos por email.

ETAPAS

Quais são as etapas do processo?

O processo é dividido em 5 fases:
Fase 1: Inscrição e testes onlines. Nesse momento, cada candidato fará alguns testes para cadastrar seu interesse no Recruta Stone e participar do processo seletivo. As etapas dessa fase inicial são: inscrição > cadastro completo > questionários sobre a vida > testes da mindsight.
Fase 2: Questionário da Vida - Parte 2: O Questionário da Vida é um dos desafios que pensamos para te ajudar a se desenvolver. É também a etapa em que vamos conhecer um pouco mais da sua história e de quem você é além do seu currículo por meio de um questionário com perguntas sobre sua trajetória.
Fase 3: Seleção em três dias. Aqui você terá a oportunidade de entrar em contato com pessoas da nossa companhia por meio de etapas avaliativas que acontecerão em até três dias. As etapas dessa fase são: dinâmica em grupo > entrevista 1 > entrevista 2.
Fase 4: Imersão e Semifinal. Caso você seja aprovado(a) na fase 3, contrataremos você (podendo ser no modelo de CLT ou Estágio) e começaremos uma experiência com desafios reais da nossa companhia, em conjunto com desenvolvimento na nossa cultura, contando também com mentoria de líderes da companhia e conteúdos formativos. Se você mandar bem na imersão, terá a oportunidade de apresentar os resultados do seu projeto para uma banca, na Semifinal!
Fase 5: Final. Chegou o grande momento de conhecermos nossos próximos Recrutas. Preparado(a) para o desafio?

Onde posso saber em qual etapa do processo eu estou?

Criamos o portal do candidato, uma página em que você consegue acompanhar quais etapas estão pendentes e quais já recebemos! É só acessar e seguir as instruções para conferir!

O que é essa imersão e como ela funciona?

Os candidatos aprovados após a Fase 3 são contratados e, então, inicia-se a imersão. Ela tem duração de cerca de dois meses e tem como objetivos otimizar o processo de formação na nossa Cultura e desafiar as pessoas participantes com um problema real da a companhia. É uma vivência com uma série de desafios práticos, formações e mentorias com pessoas de referência na companhia.

E por que vale a pena fazer a imersão?

A imersão é uma jornada de desenvolvimento contínuo. Participando dela, a pessoa candidata já será contratada, mesmo não sendo um Recruta. Durante este período, ela participará de uma série de conteúdos formativos para ter um alto aprendizado em curto tempo sobre a nossa cultura e o nosso negócio. Ao ser aprovado no processo, os novos recrutas continuarão sua jornada passando por um aprofundamento na nossa cultura e no nosso negócio: conhecerão algumas áreas do nosso negócio, conversarão com diversos líderes que são referência na companhia, terão acesso a uma série de benefícios e farão parte de uma comunidade de desenvolvimento com os outros recrutas da companhia.

E se depois da imersão eu não me tornar um recruta?

A expectativa é que a pessoa seja alocada na área que mais fizer sentido para ela e para a empresa. O time de Pessoas auxiliará na alocação da pessoa de acordo com suas competências.

E NA MINHA JORNADA DURANTE O PROCESSO?

Quem vai me avaliar durante o Recruta?

As avaliações do processo são feitas tanto por pessoas do nosso time de gente quanto por líderes da companhia. Independente do responsável pela condução da etapa, todos passam por diferentes treinamentos para garantir uma avaliação justa, coerente e igual a todos os candidatos. O Recruta é um grande ritual de Cultura para nós, e mais de 300 pessoas da companhia participam dos treinamentos e da seleção.

Vamos ter acompanhamento com mentoria?

Sim! A partir do momento que você é aprovado na imersão, você terá um acompanhamento de um mentor. Esse processo continuará caso você se torne um recruta!

Já que os aprovados na imersão são alocados em diferentes áreas, como saber se minha avaliação será da mesma forma que os outros candidatos que passaram?

Todos os candidatos que forem aprovados para a imersão serão acompanhados por líderes da companhia que passaram por um processo formativo para recebê-los, além de também terem um acompanhamento frequente com o time de gente para garantir uma avaliação justa, coerente e equilibrada entre todos. É importante reforçar que a etapa de imersão não é uma competição entre os participantes, uma vez que não temos um número limite de vagas, vamos conhecer cada um individualmente.

SALÁRIOS

Qual é o salário do Recruta?

Como o Recruta é um programa de talentos e aceitamos pessoas com diferentes níveis de senioridade, não informamos a questão salarial por ela ser adaptativa para cada pessoa considerando tanto tempo de experiência quanto área de atuação. Conforme você vai avançando nas etapas, vamos conhecendo mais sobre você e conversando sobre esse ponto, para chegar em um valor que faça sentido tanto para você quanto para a gente. Apesar disso, podemos dizer que é um salário competitivo com o de outros processos similares.

VAGAS

O Recruta Stone oferece vaga para quais estados e localidades?

Apesar de nossos escritórios principais estarem localizados em São Paulo e no Rio de Janeiro, no cenário atual estamos trabalhando em maioria no modelo híbrido, no qual boa parte do time acaba optando por trabalhar remotamente. Portanto, as vagas podem ser para o país inteiro! Cada time está adotando um posicionamento diferente em relação ao modelo de trabalho presencial. Portanto, o modelo será combinado com a área que você for trabalhar. Caso exista a necessidade de um recruta recém contratado se mudar para uma cidade específica, daremos um auxílio moradia ao longo dos seis primeiros meses. Em relação às áreas, nosso maior objetivo com o processo é encontrar os melhores talentos e alocá-los nas áreas que mais fazem sentido - tanto para eles, quanto para a companhia. Por isso, não temos uma delimitação de áreas para se trabalhar ao ser aprovado no Recruta.

Que tipos de vagas são oferecidas para os Recrutas?

Por não termos nenhum pré-requisito, pessoas com diferentes tipos e tempos de experiência acabam se inscrevendo no processo. Por isso, não temos nenhum tipo exclusivo de vaga no Recruta, e a alocação - considerando tipo de contrato, área, cargo e salário - varia de acordo com cada pessoa. Também não temos um número limite de vagas - aqueles que identificarmos o perfil de um Recruta, serão aprovados!

Quantas pessoas são contratadas como Recrutas?

Nós não temos um número mínimo ou máximo de vagas. Diferente de outros processos seletivos, não estamos procurando pessoas para preencher vagas. Então, se a pessoa tiver o nosso jeito, ela será trazida de qualquer forma. Quanto mais pessoas talentosas, mais pessoas serão contratadas. Nos últimos anos contratamos mais de 60 recrutas ao longo das edições, mas vale destacar que tivemos mais de 4000 pessoas contratadas por meio deste processo para a empresa. Isso acontece pois também aproveitamos a inscrição para nossas vagas pontuais.

Posso me inscrever no Recruta e nas outras vagas da Stone Co.? O resultado do Recruta impacta em outra vaga e vice-versa?

Você pode se inscrever em quantas vagas da Stone quiser, e a sua aprovação ou reprovação no Recruta não influencia em outros processos, e o contrário também é válido. Logo, pode ir sem medo!

Quantas vagas tem no Recruta?

Nós não temos um número mínimo ou máximo de vagas. Aqui no Recruta não estamos procurando pessoas para preencher vagas, então quanto mais gente talentosa, mais gente contratada.

E DEPOIS DO PROCESSO, O QUE ACONTECE?

Qual a data prevista para o fim do processo e para a contratação?

A contratação dos aprovados para a imersão acontece após as etapas de dinâmica e entrevistas, e a data prevista para o início das atividades na companhia é dia 07/11 (segunda-feira). Já a final do processo, em que selecionamos os próximos recrutas, está prevista para acontecer no final de janeiro.

A Stone oferece plano de carreira para os recrutas?

Aqui na companhia, acreditamos que cada pessoa tem protagonismo e espaço para definir a própria carreira. No entanto, quem é aprovado como Recruta tem o diferencial de ter o suporte do time de gente para ajudar no desenvolvimento de cada um. Dessa forma, terá uma aceleração de desenvolvimento, pessoas para ajudarem na sua decisão de próximos passos e contato com principais lideranças que podem ajudar nesse processo.Nenhuma outra pessoa que entra para uma vaga pontual tem a oportunidade de ter todo esse suporte.

Em que área o Recruta trabalha?

Não temos áreas pré definidas para o Recruta trabalhar, e a decisão é feita individualmente levando em conta três fatores: as necessidades da companhia no momento, os interesses do Recruta e as percepções que tivemos ao longo do processo. Além disso, também buscamos sempre alocar os Recrutas com líderes que são referência na companhia!

Tem onboarding em outras áreas como nos demais trainees?

O processo de Onboarding de um novo recruta é feito com momentos de aprofundamento na nossa cultura e no nosso negócio com diversos líderes que são referência na companhia, de forma personalizada para que ele/ela tenha acesso às pessoas referência nos assuntos de seu interesse. Além disso, diferente de outros programas, o Recruta também será responsável já nos primeiros meses por um projeto de alto impacto dentro da companhia. Dessa forma, é possível já realizar grandes entregas enquanto se está conhecendo a companhia!

AINDA TENHO DÚVIDAS, O QUE EU FAÇO?

Como posso tirar outras dúvidas específicas?

Se você tem dúvidas sobre qual é o seu status no nosso processo, você pode acessar o nosso Portal do Candidato! Nele, você consegue visualizar quais etapas faltam para você completar a sua inscrição inicial e se está tudo certinho para você receber o feedback. Além disso, se você quiser conferir alguma dúvida mais rápida (prazo de etapas, dúvidas gerais), é só clicar no símbolo do nosso chatbot - o Recrutinha - aqui no canto direito da tela! Por fim, se você quiser conversar com o nosso time para entender mais sobre algum ponto, é só enviar um email para recruta@stone.com.br.

Se ainda restarem dúvidas, mande um e-mail para:

recruta@stone.com.br

powered by Logo